Comece a organizar o fechamento do seu ano fiscal agora!

A gestão de contas de uma empresa se assemelha bastante à gestão de finanças pessoais. Isso porque é preciso contar com um bom planejamento mensal, realizar previsões de custos e despesas, além de projetar as suas receitas. 

Mas afinal, sua empresa está preparada para organizar o fechamento do seu ano fiscal? Caso não tenha conhecimento sobre o assunto, ou dúvidas, saiba como podemos te ajudar!

A seguir, em nosso conteúdo, reunimos algumas dicas que o auxiliaram a realizar uma organização de processos financeiros de forma mais eficiente.

Portanto, continue lendo e saiba como fazer o fechamento do ano fiscal da sua empresa. Confira!

O que é o ano fiscal? 

De forma resumida, ano fiscal é um período no qual uma pessoa jurídica irá contabilizar e apurar suas receitas e despesas.

De acordo com a legislação brasileira, o calendário fiscal corresponde ao período de 1º de janeiro até o dia 31 de dezembro. No entanto, nem sempre o ano fiscal coincide com o ano calendário.

Dessa forma, é comum encontrar divisões como fechamentos trimestrais ou mensais. O que possibilita um maior controle sobre as oscilações de desempenho, de fluxo de caixa e sobre seus dados financeiros.

Portanto, a sua realização está intimamente ligada à realização da análise de registros e gráficos contábeis.

Para que serve?

O fechamento trimestral ou mensal tem como principal objetivo apresentar o desempenho e também o crescimento de uma empresa para seus administradores e sócios.

Dessa forma, ao final de cada mês ou trimestre, deverão ser levantados os dados financeiros e econômicos de um negócio. Assim, se torna possível obter uma visão detalhada para o próximo ano.

Deste modo, as informações apuradas podem integrar o seu fechamento fiscal. Este modelo de fechamento deverá ser realizado por uma equipe de profissionais especializados. 

Isso porque, uma análise minuciosa dos processos ocorridos durante este ano deverá ser realizada. De modo que se torne possível criar um novo planejamento com metas que determinaram o caminho a ser tomado no ano seguinte.

Sendo assim, conforme o período estipulado, deverão ser apuradas todas as entradas e saídas de recursos de maneira contábil. Tornando assim a realização de uma mensuração de resultados por meio da criação de um balanço patrimonial. 

A seguir, compartilharemos quais são os principais benefícios de organizar um fechamento do ano fiscal para sua empresa. Acompanhe!

Realizar a escrita fiscal

Por meio das informações apuradas pelo fechamento do ano fiscal de uma empresa, se tornou possível que um empreendedor acompanhe todo o processo de recebimento de mercadorias. Ou seja, o quanto foi produzido ao longo de um ano. 

Dessa forma, com a realização de uma escrituração fiscal, se torna possível compreender melhor toda a movimentação e composição de seu estoque. 

Aproveite para ler: Incentivos fiscais: como consegui-los para reduzir as despesas tributárias da sua empresa.

Apurar os impostos

A apuração de impostos é um dos processos mais importantes de um negócio. Deste modo, quando um empreendedor possui todas as suas informações organizadas e estruturadas, se torna possível compreender como será cobrada a carga tributária de sua empresa no próximo ano.

No Brasil, o empreendedor encontrará disponível três formatos de regimes tributários, são eles:

  • Lucro Real; 
  • Lucro Presumido;
  • Simples Nacional.

Cada um destes regimes possui particularidades, assim como suas devidas obrigações acessórias. Por este motivo, é preciso contar com apoio de um profissional contábil especializado que possa orientar como está sendo feita a apuração de impostos de seu negócio.

Entrega das obrigações acessórias

Ao empreender, todo empresário precisa se preparar para lidar com uma rotina repleta de processos burocráticos. 

Deste modo, o fechamento do ano fiscal contribuirá para que um gestor mantenha a suas obrigações acessórias em dia. Isso acontece devido ao controle centralizado de informações e também pela uniformização de registros.

Assim, por meio da automação e informatização dos meios de entregas de suas obrigações acessórias, o processo de controle passará a ser entregue de forma mais ágil. 

Como organizar suas finanças para o fechamento do ano fiscal?

Agora que o leitor já compreende o que é o ano fiscal, chegou o momento de aprender a organizar as finanças e a contabilidade.

Acompanhe as nossas dicas que o ajudarão a enfrentar este desafio e a tornar a sua empresa organizada e rentável. Vamos as dicas:

  • Organize sua escrituração contábil;
  • Organize seus saldos e calcule o seu lucro;
  • Identifique os gastos por períodos;
  • Analise os registros de todas as entradas e saídas;
  • Estabeleça metas para seu negócio;
  • Programe novas estratégias;
  • Organize suas notas fiscais;
  • Cumpra as exigências fiscais;
  • Analise a viabilidade do negócio.

Assim, por meio dos dados de seu fechamento do ano fiscal, um empreendedor poderá tomar decisões mais assertivas para sua empresa, podendo assim  promover uma avaliação quantitativa e qualitativa de suas operações.

Portanto, na busca de realizar uma boa gestão de negócios, o primeiro passo a ser dado deverá ser a realização de um fechamento de seu ano fiscal de forma assertiva e eficiente. 

Na busca por um serviço especializado, você pode contar com a Lara Associados! Existimos para atender empresários de uma forma completa, oferecendo serviços que vão além da contabilidade tradicional, e que podem fazer a diferença com ajuda de informação na tomada de decisões e crescimento das empresas.

Em casos de dúvidas, entre em contato com nossa equipe de especialistas. Utilize o campo a seguir para tirar suas dúvidas.

Acompanhe as nossas redes sociais e o nosso blog e aproveite para ler: Planejamento na crise: passos para a retomada de micro e pequenas empresas

Leave A Comment