Planejamento na crise: passos para a retomada de micro e pequenas empresas

1- Planejamento na crise: passos para a retomada de micro e pequenas empresas-Lara 

O planejamento na crise é uma importante ferramenta para retomar seu negócio com sucesso, auxiliando a superar momento de adversidades. 

Desta forma, pensando em como auxiliar os nossos leitores, preparamos este conteúdo.

Continue sua leitura e aprenda conosco quais são os passos para a retomada de micro e pequenas empresas no mercado. 

A seguir, explicaremos como criar um planejamento na crise e assegurar que sua empresa possa ter fôlego para se manter saudável no mercado após um período de instabilidade econômica. Acompanhe e tire todas as suas dúvidas. 

Passo 1: Faça uma pesquisa de mercado pós-crise

O primeiro passo para colocar seu planejamento na crise em prática é fazer uma pesquisa de mercado.  

A Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa (ABEP) define essa etapa como uma “atividade destinada ao levantamento sistemático, registro objetivo, classificação, análise e apresentação de dados sobre comportamentos, necessidades, atitudes, opiniões e motivações de indivíduos e organizações no contexto de suas atividades cotidianas, econômicas, sociais e políticas.”

Em outras palavras: é um estudo que identifica como o seu negócio se posiciona no mercado e como seus produtos ou serviços atendem às necessidades dos clientes. 

Se você acha que está vendendo os itens certos para o público certo, é o resultado dessa pesquisa que vai comprovar ou anular uma hipótese.

Aproveite para aprender mais lendo: Planejamento Orçamentário 2021: o que é e por que deve ser feito

Passo 2: Implemente a análise SWOT

O próximo passo para criar um planejamento na crise é fazer a famosa análise SWOT (ou análise FOFA, em português), que significa Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças:

  • Forças (Strenghts): são os pontos fortes da empresa, que estão sob seu controle agora e você considera positivo;
  • Fraquezas (Weaknesses): são os pontos do ambiente interno que prejudicam a empresa em relação à concorrência;
  • Oportunidades (Opportunities): são as variações do mercado que podem trazer benefícios para a empresa, mas que não dependem de você para existirem;
  • Ameaças (Threats): são os fatores externos e fora de controle que podem prejudicar a empresa e elevar seus riscos. 

O objetivo dessa matriz é detectar pontos fortes e fracos, com a finalidade de tornar a empresa mais eficiente e competitiva, corrigindo assim suas deficiências.

Confira mais em: Prevenção de passivos trabalhistas e tributários: entenda!

Passo 3: Crie o planejamento dos objetivos e metas para o negócio

Por fim, a última etapa do planejamento na crise para retomada do negócio é definir seus objetivos e metas.

Para isso, é possível fazer o uso de uma ferramenta criada pelo Sebrae para ajudar empreendedores a planejar seus negócios: uma tabela pronta para você preencher a partir das suas análises.

Basicamente, ela será dividida em cinco blocos, que devem ser preenchidos com respostas para as seguintes perguntas:

  • O que mudar?
  • Para que mudar?
  • Qual o investimento?
  • Qual o ganho?

Após o preenchimento de cada espaço, o empreendedor compreenderá melhor todo este assunto e também estará firmando um compromisso com o desenvolvimento de sua empresa.

No entanto, para que esse plano funcione, você precisa consultá-lo continuamente e adaptar suas metas e ações aos movimentos do mercado. 

Busque contar com apoio de um profissional contábil para que assim consiga alcançar uma gestão financeira saudável e de sucesso para sua micro ou pequena empresa. 

Agora que o leitor já aprendeu todas as nossas dicas sobre como criar uma planejamento na criseque tal dividir conosco como foi está sendo experiência em meio as adversidades deste período?

Em casos de dúvidas, entre em contato com nossa equipe de especialistas. Utilize o campo a seguir para tirar suas dúvidas.

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