Dicas para sobreviver à crise do Coronavírus

Em razão do rápido avanço da doença Coronavírus (COVID-19), diversas ações estão sendo tomadas a fim de evitar um maior contágio da população brasileira.

Contudo, toda a mobilização das empresas em paralisarem suas atividades e com as pessoas tendo de ficar em casa, devido ao período de quarentena podem acabar gerando fortes impactos na economia do país.

Leia nosso artigo e aprenda conosco dicas para sobreviver à crise econômica do Coronavírus. Vamos lá?

Como sobreviver à crise econômica do Coronavírus

Conforme o gerente de Relacionamento com o cliente do Sebrae, Ênio Pinto, um momento de crise deve ser como uma oportunidade, que todo empreendedor possui para criar novas soluções para seu modelo de negócio, contribuindo assim para o desenvolvimento. 

Confira a seguir cinco dicas que podem ajudar a sua empresa a sobreviver em meio à crise econômica do Coronavírus.

1-Faça o controle de custos

É justamente nos momentos de crise, que um empreendedor mais consegue perceber os desperdícios diários de recursos em sua empresa.

Deste modo, se torna importante buscar estratégia que contribuem na redução de custos, auxiliem no controle e etc.

Portanto, reduzir custos deve ser uma ação rotineira em sua empresa e não somente quando enfrenta momentos difíceis.

Afinal de contas quanto maiores os seus gastos, menor poderá se a sua lucratividade. Por isso, analise constantemente cada processo de forma cautelosa, o que possibilitará ter uma maior compreensão do uso de todos os seus recursos.

2- Foque na produtividade

Elaborar novas estratégias para o seu modelo de negócio podem aumentar o nível de sua produtividade, sem que necessariamente seja preciso aumentar o valor de seus investimentos.

Desta maneira, é preciso fazer uma análise de seus processos bem como as etapas de realização.

Às vezes, um processo que a princípio se apresenta de forma benéfica pode está se tornando oneroso se comparado com o resultado de outros processos ao final de uma atividade.

Sendo assim, crie metas a serem cumpridas em curto prazo que permitem um maior alinhamento de todos os seus processos, tornando assim sua gestão mais eficiente durante os períodos de crise.

Leia também: Precificação de Produtos: Entenda como calcular o preço de venda

3-Invista em ações de resultados rápidos

Durante o período de crise econômica, não é recomendado que uma empresa faça compra de grandes aquisições ou expansões. Pois qualquer investimento que seja feito agora poderá representar um alto risco para seu negócio.

Portanto, uma boa dica de como sobreviver à crise econômica do Coronavírus é fazer o uso de todos os seus atuais recursos, busque inovar os seus processos de modo que consiga atingir bons retornos em um curto período.

4-Identifique novas oportunidades na sua carteira de clientes

Conseguir inovar em tempos de crise, é sempre uma ótima ideia. Sendo assim, busque estudar todos os processos internos de sua empresa e esteja atento também aos seus clientes.

Lembre-se que eles também estão enfrentando as mesmas dificuldades de que sua empresa e também buscam novas soluções para otimizar os seus processos.

Sendo assim, esta pode ser a oportunidade ideal para identificar quais serviços de seu portfólio podem ser oferecidos para estes clientes.

Além disso, para que boas oportunidades possam ser aproveitadas também será preciso manter relacionamento de confiança com toda a sua base.

5- Negocie com seus fornecedores

Devido à queda de faturamento, o empreendedor precisará está em contato com seus fornecedores, a fim de assim conseguir negociar melhores condições de pagamentos e até mesmo novos prazos.

Fazer novos acordos, podem trazer a empresa o fôlego necessário, para manter seus gastos em dia.

Certamente, com o apoio de um bom planejamento, dedicação e compreensão do cenário mercadológico, o empreendedor conseguirá sobreviver à crise econômica do Coronavírus, minimizando os impactos financeiros em sua empresa e até mesmo conseguindo explorar novas oportunidades.

Gostou deste conteúdo? Acesse nosso blog e aproveite para ler como o controle de custos pode ajudar na gestão financeira da sua empresa?

Leave A Comment