Precificação de Produtos: Entenda como calcular o preço de venda

 Atualmente, você empreendedor, sabe calcular corretamente o preço de venda de seus produtos ou serviços prestados? Fazer corretamente este processo pode ajudar a sua empresa a maximizar os seus resultados, assegurando assim aumento de seu faturamento. 

A precificação de produtos, quando elaborada de maneira correta pode ser um fator decisivo no ganho de mercado, auxiliando assim a criar estratégias de vendas que possam ser mais assertivas para o seu modelo de negócio. 

Ao longo de nosso artigo, vamos discutir como calcular corretamente o processo de precificação de produtos. Acompanhe!

Entenda a diferença de preço e valor

Antes de abordamos o que é a precificação de produtos, é importante entendermos as diferenças de dois importantes termos, que são preço e valor. 

Muitas vezes, acabamos usando preço e valor como sinônimos, porém estes dois conceitos possuem sentidos bastante diferentes. 

Entendemos como preço, o lado mais quantitativo de uma mercadoria ou serviço. Ou seja, o preço precisa ser calculado levando em conta todos os custos envolvidos no processo de produção e venda. 

Já o valor de um produto, não possui relação direta com o dinheiro em si e sim com a percepção de seus clientes sobre determinado produto, suas características e benefícios que ele oferece. 

Deste modo, ele se caracteriza como o conjunto de fatores envolvidos na atribuição de valor de uma marca. 

Portanto, agora que já esclarecemos o que é cada termo e as diferenças entre cada um podemos concluir que o preço será sempre determinado pelo empreendedor, em contrapartida o valor será atribuído pelos seus consumidores. 

Entendendo o processo de precificação de produtos 

Entender corretamente os conceitos de preço e valor, contribui de forma positiva para que o empreendedor junto com sua equipe de profissionais capacitados possa criar e implementar estratégias de precificação de produtos. 

Desta forma, a precificação de produtos deve fazer parte em todos os modelos de negócio. Permitindo, a partir de sua implementação, obter maiores lucros e aumento no volume de vendas

Além disso, a precificação de produtos, contribui no desenvolvimento de diversos fatores, como será possível perceber ao longo dos próximos tópicos.  

Competitividade no mercado 

Sabemos que o mercado é bastante competitivo e que a grande maioria das empresas acaba enfrentando diversas dificuldade, como enfrentar diretamente sua concorrência, principalmente quando o assunto é preço. 

Desta forma, ao realizar análises de suas informações e fatores que, por exemplo, envolvem os custos de produção e venda de um produto, será possível compreender questões importantes tanto da demanda do mercado como também qual preço está sendo trabalhado pelos seus concorrentes. 

Ou seja, através da precificação de produtos é possível identificar a margem mínima de preço trabalhada permitindo que a empresa trabalhe de forma competitiva sem que haja prejuízos. 

Enteada o que o seu público deseja 

Um dos principais fatores que influencia durante a precificação de produtos, é o seu público-alvo. 

Por meio dele é possível entender qual o preço que deseja trabalhar no mercado e qual o preço que seu consumidor espera pagar por determinados produtos. Permitindo assim que busque um equilíbrio entre estes dois tipos de expectativas. 

Trabalhe de forma estratégica 

Ao elaborar o processo de precificação de produtos, o empreendedor conseguirá estabelecer não apenas o preço final de seus atuais produtos como também os seus valores máximos e mínimos. 

Desta forma, será possível oferecer descontos, fazer ofertas, projetar as vendas futuras e etc. Possibilitando assim, a criação de estratégias e objetivos bem definidos. 

Principais métodos de precificação de produtos 

Agora que já explicamos melhor o que é precificação de produtos, vamos te apresentar os três principais métodos de precificação, são eles:

Precificação baseada no custo

Este modelo de precificação mais conhecido como Mark-up é um dos mais tradicionais na hora de é precificação de produtos. 

Deste modo, o preço final de um produto se base diretamente nos custos envolvidos durante o seu processo de fabricação, produção e vendas mais a margem de lucro que o empreendedor pretende obter com cada venda. 

Precificação baseada no valor percebido

Quando o método de precificação é por meio de seu valor percebido ou agregado, basicamente se leva em conta quais são os aspectos que o consumidor final da marca percebe em seus produtos ou serviços. 

Neste método, não se leva em conta quais são os custos envolvidos durante cada processo e sim o valor que o cliente identifica em seu produto. Por isso, cada vez mais empresários tem tentado construir juntos com seus clientes um valor em sua marca. 

Precificação baseada na concorrência;

Já este método, um dos mais simples, basicamente o empreendedor irá usar como base o preço cobrado pelos seus concorrentes. 

Apesar de ser um dos métodos mais utilizados, ele poderá dificultar a compreensão do valor econômico de seus produtos.  

Deste modo, a precificação de produtos é uma das principais estratégias quando o empreendedor busca a lucratividade de seu negócio, bem com seu crescimento de forma organizada. 

É claro que somente a precificação, adotada de forma isolada, não irá fazer milagres, será preciso também adotar outras estratégias que auxiliem no aumento de suas vendas e controle financeiro. 

Como, por exemplo, contar com o apoio de um profissional contábil. Nós da Lara Associados, trabalhamos com diversos serviços de contabilidade em BH. Serviços diferenciados para sua empresa que é única. 

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