Geração de caixa: um plano para quando parecer que não há alternativas

Muitos profissionais cometem o engano e acabam confundindo a geração de caixa da empresa com a geração de lucro. Entretanto, esse pequeno erro pode acabar levando um empreendimento a falência. 

Sendo assim, em épocas de instabilidade financeira e até mesmo de crises econômicas, muitos empresários acabam tendo que encerrar suas atividades, exatamente pela incapacidade de cumprir com seus compromissos e manter os pagamentos em dia.

Portanto, iremos abordar ao longo deste artigo o que é geração de caixa, assim como apresentar algumas dicas que podem ajudar a evitar problemas como o anteriormente citado. Veja a seguir.

O que é geração de caixa?

A geração de caixa, serve como um indicador, que irá apontar qual a capacidade que uma empresa possui para realizar os seus pagamentos.

Estão inclusos pagamentos referentes ao seu funcionamento como por exemplo tributos, impostos, pagamento de funcionários e fornecedores. 

Ou seja, a geração de caixa ocorre por meio do registro de entradas e a saídas de valores, ocorridas por meio das vendas de ativos, serviços e produtos. 

Sendo assim, a cada entrada de um novo valor o caixa da empresa se torna positivo e a cada saída ele tende a ficar negativo.

Como calcular a geração de caixa?

Para conseguir realizar o cálculo da geração de caixa, primeiro será preciso calcular o lucro obtido da empresa.

Por sua vez, esse cálculo deverá ser feito por meio do EBIT. Acompanhe a seguir a seguinte fórmula:

Valor da receita líquida – custo dos produtos – despesas operacionais e administrativas = EBIT

Leitura complementar: Dicas para sobreviver à crise do Coronavírus

Quais métricas podem ser usadas em seu acompanhamento?

O uso de métricas pode ajudar acompanhar os resultados obtidos, auxiliando que o empreendedor tenha uma visão mais ampla de seu financeiro.

Dessa maneira, são métricas de acompanhamento:

Controle e análise do fluxo de caixa

Para que a gestão de caixa de uma empresa seja monitorada de forma eficiente, é fundamental que a empresa tenha implementado um regime de caixa em sua gestão.

Desse modo, será possível acompanhar o registro de todas entradas e saídas, como também fazer a projeção de sua receita nos próximos períodos.

Vendas e retenção de clientes

Todo modelo de empresa, seja ele de grande porte ou pequeno, precisa ter bastante cautela e atenção com o seu relacionamento com clientes. 

Sendo assim, é fundamental que implemente, dentro de sua organização, um processo de retenção e fidelização de seus clientes. 

Uma vez que este processo se apresenta mais barato e rentável para empresa do que somente investir em atração de novos clientes.

Margem de contribuição 

Uma das principais responsabilidades de um empresário é fazer o corte de despesas desnecessárias.

Entretanto, muitos profissionais realizam essas tarefas somente em período de crise financeira. 

Isso é um erro! É primordial que a redução de custos seja estudada de forma periódica, a fim de assim possa fazer corte na despesas e custos desnecessários, sem que possa sofrer prejuízos em seu caixa.

Portanto, lembre-se é possível fazer corte nos setores e demais áreas da empresa sem que essa ação influencie em sua margem de contribuição, mantendo a sempre positiva.

Dicas de como melhorar a gestão de caixa

Por meio da geração de caixa, quando realizada de forma assertiva, é possível alcançar uma maior estabilidade financeira de seus negócios. 

Diante disso, iremos lista a seguir dicas essenciais que devem fazer parte de sua estratégia. São elas:

  • Controle de faturamento:
  • Acompanhe diariamente o fluxo de caixa:
  • Implemente um sistema de gestão:
  • Honre com o pagamento de seus empréstimos e financiamentos:

Portanto, por meios dessas dicas, é possível otimizar a gestão de caixa, beneficiando assim todo o seu negócio. 

Ao concluir, certamente, podemos afirmar que a gestão de caixa deve ser compreendida como uma tarefa de alta prioridade por todos profissional que possui uma empresa e deseja vê-la crescer e se desenvolver de forma saudável no mercado. 

Gostou deste conteúdo? Acesse nosso blog e aproveite para ler como o controle de custos pode ajudar na gestão financeira da sua empresa?

Que tal curtir a nossa página no Facebook para acompanhar o conteúdo que disponibilizamos lá?

Leave A Comment