Certificação Digital e sua importância para Microempresa

Hoje, a certificação digital para micro e pequenas empresas tem se transformado em uma importante ferramenta no ambiente corporativo. 

Isso porque ele permite que o empreendedor acompanhe as novidades tecnológicas, garantindo assim uma maior segurança durante as transações online. 

Em resumo, a certificação digital se trata de um arquivo eletrônico que possibilita a emissão de documentos eletrônicos, bem como a sua assinatura de forma remota e segura. 

Continue fazendo sua leitura e confira conosco a importância da certificação digital para microempresas

Quem pode ter o certificado digital?

Diferentes modelos de empresas podem e devem de forma obrigatória possuir o certificado digital. 

Afinal de contas, segundo a legislação brasileira em vigência, todas as empresas que emitem nota fiscal são obrigadas a possui o certificado digital. 

No entanto, mesmo as empresas que não são obrigadas a obtê-lo estão o aderindo em razão de seus benefícios. 

Veja a seguir quais são os modelos de empresas que devem, obrigatoriamente, obter o certificado digital:

  • Microempreendedor individual (MEI);
  • Microempresas (ME);
  • Empresas de pequeno porte (EPP);
  • Sociedade de responsabilidade limitada (LTDA.).

Leia mais em: Sabe como funciona o processo de Abertura de Empresas e Baixa de Empresas em Belo Horizonte?

Quais são os principais benefícios do certificado digital para microempresas?

A fim de exemplificarmos melhor todos os benefícios do certificado digital para microempresas, separamos os tópicos a seguir:

Segurança

O fator segurança é considerado como um dos maiores benefícios da certificação digital para empresas.

Em resumo, ele possibilita que a assinatura de documentos ocorra de forma digital, de forma segura e estando amparada pela lei. 

Deste modo, são eliminados uma série de riscos digitais, como a alteração de dados ou até mesmo ter um documento fraudado. Isso porque todos os dados são criptografados, possibilitando uma maior segurança. 

Praticidade e comodidade

Nosso segundo benefício desta lista é a praticidade e comodidade concedida aos microempresários. 

Em suma, isso se torna possível devido a elaboração e envio de documentos de forma digital. 

A certificação digital deve ser instalada nos computadores do empresário e demais gestores, permitindo assim que as atividades empresariais possam ser feitas de forma ágil e seguras.

Deste modo, é possível que os empresários façam o download de arquivos, além de possibilitar a alteração de dados na declaração do imposto de renda.

Redução de custos

A emissão da certificação digital não requer um alto valor de investimento. Isso porque os processos se tornam mais organizados e ágeis, reduzindo assim os custos com retrabalho. 

Ou seja, ao aderir a certificação digital, o microempreendedor passará a reduzir os gastos de sua organização. Além disso, também estará diminuindo custos com deslocamento a repartições públicas e cartórios para a autenticação de assinaturas. 

Sustentabilidade

A sustentabilidade vem sendo uns dos assuntos mais discutidos nos últimos anos. Diante disso, muitos empresários têm buscado formas sustentáveis para sua atuação no mercado. 

Contudo, o que poucos ainda sabem que a certificação digital poder ser uma excelente aliada. 

Isso porque, ao transformar os seus processos físicos para digitais, o empreendedor torna a sua estrutura mais sustentável. 

Tendo em mente que a certificação digital permite a ausência de impressão de documentos, reduzindo assim os seus custos, bem como o seu armazenamento. 

Confira mais sobre: Como o controle de custos pode ajudar na gestão financeira da sua empresa?

Transações eletrônicas

Hoje, diversos são as plataformas, sistemas ou softwares que um empreendedor pode ter acesso, a fim de conseguir a certificação digital de sua microempresa. 

Deste modo, se torna possível assegurar a veracidade de dados durante as transações eletrônicas e também bancárias.

Uma chave de conectividade única é liberada ao empreendedor, o que permitirá fazer transações como a do FGTS.

Além disso, os microempresários que aderem a certificação digital podem realizar um grande número de transações eletrônicas de forma remota, diretamente de seus computadores. 

A título de concluir, podemos afirmar que a certificação digital para microempresas promove diversas vantagens e benefícios ao empreendedor.

Logo, a certificação permite que uma série de procedimentos possam se tomar mais práticos e ágeis.

Todos os pontos que apontados ao longo de nosso conteúdo podem ajudar a um empreendedor a compreender melhor a importância da certificação digital para microempresas. Caso tenha ficado alguma dúvida, entre em contato conosco. 

Para ler mais artigos como este acesse nosso blog! Aproveita e siga nossas redes sociais, tem sempre um novo conteúdo com mais dicas por lá.

Leave A Comment