Porque as empresas precisam de contabilidade?

O processo de abertura de empresas é considerado um dos processos mais burocrático, e praticamente impossível de ser feito sem o auxílio de uma contabilidade. Desta forma, é preciso estar bem informado para evitar gastos desnecessários. Isso porque a contabilidade trabalha com a informação.

Todas as movimentações feitas em uma empresa passam pela contabilidade e são registradas nos livros contábeis, para que, dessa forma, possam ser analisadas e interpretadas da maneira correta.

Quer entender melhor o porquê de as empresas precisam de contabilidade? Acompanhe esse artigo!

Saiba quais são as atividades desempenhadas pela contabilidade

Preparamos para você as principais atividades desempenhadas pela contabilidade. Veja a seguir:

Gestão de controle

Para que a empresa esteja sempre em constante crescimento, o contador será o profissional fundamental e obrigatório, principalmente quando for necessário repassar as informações de seu caixa e faturamento da empresa bem como todas as mudanças que referentes a legislação de acordo tributação do seu negócio.

Sobre a gestão de controle, também é papel do contador:

• Balanços mensais;
  • Contratos;
  • Planejamento financeiro;
  • Fluxo de caixa;
  • Controle de estoque;
  • Apuração de impostos;
  • Emissão de guias para pagamento dos impostos;
  • Emissão de folha de pagamento;
  • Rescisões trabalhistas;
  • Registro de todos os fatos que podem ser representados como valores monetários e definição de estratégias.

Fechamento de negócio

Diante disso o profissional de contabilidade, se tornou fundamental nas pequenas e grandes empresas.  Assim, a presença desse profissional não pode ser descartada caso o objetivo é manter o negócio legalizado e sem possíveis problemas.

Entretanto, é necessário saber escolher um profissional que paute a sua conduta com ética e honestidade, pois ele terá acesso a todas as informações mais importantes de uma empresa.

Como, por exemplo, acerto de contas, inventário, divisão dos sócios e outras questões financeiras, jurídicas e burocráticas. As empresas têm a opção de contratar um contador para atuar somente na sua empresa, ou seja, como se fosse um membro da equipe, um colaborador.

Todavia, é mais comum a contratação de um escritório de consultoria externo, que realiza os serviços necessários sem cobrar mensalidades muito altas.

Conte com uma contabilidade especializada

Para isso, pode contar com a Lara Associados. Existimos para atender empresários de uma forma completa, oferecendo serviços que vão além da contabilidade tradicional, e que podem fazer a diferença com ajuda de informação na tomada de decisões e crescimento das empresas.

Trabalhamos para ser reconhecidos como um escritório que vai além e ser valorizados pelo nosso esforço e dedicação ao crescimento empresarial dos nossos parceiros. Para isso somos ágeis, éticos, eficazes e sérios com os compromissos.

Buscamos informações constantemente sobre normas tributárias e tudo o que for relacionado ao meio empresarial, para utilizar a inteligência financeira a favor do crescimento das empresas.

Compreenda que a contabilidade vai muito além do que registrar as atividades como despesas e receitas de uma empresa. O contador é a fonte de informações para o empresário, é um dos parceiros mais importantes para alcançar o sucesso.

Abertura de empresa

Também é função da contabilidade planejar o tipo de tributação, definir a divisão societária, capital social e realizar toda a burocracia junto aos órgãos competentes.

Registro, emissão, controle, entrega dos livros contábeis e outros exigidos pela legislação brasileira também fica sob responsabilidade de um contador. Ele será responsável pelo seu interior e pela data correta de sua entrega.

A contabilidade também tem é responsável pelo cálculo de obrigações trabalhistas envolvendo salários, décimo terceiro e férias.

Conheça como a tecnologia pode ajudar na área de contabilidade

Toda empresa deve utilizar sistemas ou softwares de gestão que possam ser integrados a contabilidade, pode ser adotada hoje em muitos dos escritórios contábeis, que pode otimizar o gerenciamento e o controle das áreas financeiras, como a tributação e até da folha de pagamento, oferecendo agilidade, segurança e rentabilidade ao processo administrativo do seu cliente.

Contribuindo para uma maior agilidade e praticidade no processo. Esse modelo de programa também pode gerar relatórios com o histórico de lançamentos, títulos a pagar, análise financeira e comparativa das contas e ajuda a escrituração fiscal e o cumprimento de obrigações.

Além disso, ainda não é com um custo alto e possibilita a empresa contratante economizar mais dinheiro, que poderia ser desperdiçado com a falta de conhecimento adequado. Esse dinheiro pode ser inserido no crescimento e em uma boa estruturação das empresas, com um salto de qualidade nos produtos e serviços daquela empresa.

Ter um balanço contábil bem detalhado possibilita muito mais consciência na hora de tomar decisões e decidir o futuro da empresa. Assim, é importante que toda organização entenda a importância dos serviços de um contador ou escritório contábil.

Gostou desse texto? Comente o que achou. Aproveite para acessar nosso blog e ter acesso a nossos outros artigos.

Nos siga em nossas redes sociais.