Como fazer uma boa gestão dos funcionários do condomínio?

Os colaboradores são peças fundamentais para o bom funcionamento de qualquer empresa. E para o bom funcionamento de um condomínio, não seria diferente. Deste modo, é de extrema importância uma boa gestão de funcionários do condomínio seja feita de forma eficiente.

Você conhece a importância da gestão de funcionários? Conhece as funções de um síndico? Quer aprender a fazer uma gestão de funcionários? Entenda, agora mesmo!

Porque contar com um software de sistema de gestão de funcionários do seu condomínio??

Gestão de funcionários é a elaboração e práticas de estratégias, que visam aprimorar o trabalho exercido no condomínio.  Conhecida por gestão de pessoas, essa atividade, às vezes, pode ser confundida com o trabalho realizado pelos Recursos Humanos (RH).

Principais práticas da gestão de funcionários

•          a gestão condominial;

•          preparar a equipe de profissionais;

•          proporcionar o bem-estar dos condôminos;

•          elaborar estratégias que incentive e motive a equipe de funcionários.

Logo, independente do condomínio contratar uma empresa especializada para a gestão, é papel do síndico realizar a gestão de funcionários.

Por que é importante fazer uma boa gestão de funcionários?

Antes de começarmos a te dar dicas de como fazer uma boa gestão de funcionários, é preciso entender a sua importância.

Uma boa gestão evita as chances de possíveis processos trabalhistas, contribui para o aumento da satisfação dos moradores, reflete diretamente na gestão de condomínio, dentre outros motivos.

Responsabilidade da gestão de funcionários

O síndico

O papel de síndico é, justamente, lidar com a gestão de funcionário de um condomínio. Por mais que o condomínio conte com a gestão de uma administradora – iremos entender seu papel mais adiante- é de sua responsabilidade fazer esta gestão. Perante o Art. 1.348 do código civil, é obrigação do síndico fazer a gestão de funcionários, zelando pela conservação das áreas comuns do condomínio.

A administradora

Quando uma administradora de condomínios é contratada e ela possui RH, ela pode assumir a gestão de funcionário. Neste caso, deixa de ser responsabilidade do síndico. Contudo, ainda se faz necessário informá-lo todas as decisões tomadas referente aos funcionários.

Como fazer uma boa gestão de funcionários em condomínios? 

Agora que você já aprendeu a importância da gestão de funcionários em condomínios, iremos te mostrar como fazer. Confira agora algumas dicas:

Rotina de trabalho

Crie uma rotina de trabalho para cada colaborador. Este é um fator determinante para que o trabalho de cada funcionário possa acontecer da melhor maneira possível, atendendo assim todas as necessidades do condomínio.

O síndico pode elaborar um cronograma das atividades a serem executadas com dias e horários e um checklist.  Assim, ambos os lados podem ser contemplados, do ponto de vista do colaborador, que recebe um direcionamento das atividades a serem feitas em cada dia da semana, otimizando o seu tempo de trabalho. Como por parte da gestão, que têm realizada com mais eficiência todas as tarefas diárias.

Treinamento

É preciso dedicar tempo para realização de treinamentos com os funcionários. Desta maneira, pode ser realizado em dois momentos: um primeiro quando o profissional é contratado, e em um segundo momento, quando necessário para realinhar e aperfeiçoar as atividades. 

Conhecimento nunca é demais e pode ser uma peça fundamental para que o colaborador possa executar suas tarefas com maestria. Lembre-se: funcionários bem treinados, realizam um serviço da melhor maneira, o que proporciona mais conforto para os para os condôminos.

Estipule Regras

Assim como as regras são fundamentais para o convívio entre os moradores, também será necessário elaborar regras que possam ser seguidas pelos funcionários. Desta maneira, você poderá evitar conflitos entre os funcionários, moradores e gestão. 

Lembre-se de abordar questões como horários de entradas e saídas, carga horária de trabalho, dentre outros pontos.

Além destas dicas que listamos acima, a gestão de funcionários pode ser feita por meio do auxílio de uma empresa administradora de condomínios, pois ela poderá contribuir na gestão de condomínios como um todo.

Por entremeio de uma boa gestão de funcionário, é possível garantir o bem-estar da comunidade e assegurar a administração de forma efetiva.

Para mais artigos como este acesse nosso blog!

Gostou de nosso conteúdo? Compartilhe com sua equipe e em suas redes sociais.

1 comment

Leave A Comment