Como administrar um condomínio

Administrar um condomínio é cuidar de todas as áreas do empreendimento, como financeira e trabalhista, manutenções, conciliações etc.

O responsável por administrar o condomínio e fazer com que todas as obrigações sejam compridas é o Síndico, que realiza reuniões de assembleia, fiscaliza funcionários, entre outros. Além disso, o síndico também é responsável por tomar conta de toda a parte administrativa do empreendimento considerando as regras e condutas estabelecidas pelos órgãos públicos e estatuto do condomínio.

Aqui na Lara, somos especialistas em gestão condominial, além de prestarmos assessoria administrativa, financeira e trabalhista, auxiliando os síndicos em sua administração.

Levando em conta toda nossa experiência, desenvolvemos esse artigo para esclarecer como funciona o processo de administração de um condomínio e dar dicas para melhorar a gestão. Acompanhe!

Qual a função do síndico?

O síndico é a pessoa responsável por gerenciar, cobrar, planejar e executar demandas do condomínio, a fim de fazê-lo funcionar.

As funções e os deveres do síndico em um condomínio, seja ele comercial ou residencial, estão estabelecidos no Código Civil. Essas responsabilidades são amplas e o Síndico é responsável por quaisquer atos administrativos.

Mesmo que o condomínio conte com uma administradora externa, o síndico é o responsável por repassar todas as informações e conferir os serviços prestados.

Deveres de um síndico

  • Convocar assembleias;
  • Fazer cumprir o regimento interno;
  • Elaborar previsão orçamentária anual;
  • Impor e cobrar multas e advertências caso seja necessário;
  • Identificar problemas de infraestrutura;
  • Prestar contas;
  • Fazer melhorias no condomínio;
  • Seguro obrigatório do condomínio.

Como a Lara Associados pode te ajudar a administrar o condomínio?

A contratação da administradora de condomínios é muito recomendada, pois ela terceiriza tarefas recorrentes como o pagamento de contas, contratação de funcionários, registro de atas e assembleias, cobranças entre outros.

Com mais de 30 anos de experiência na gestão condominial, nós da Lara dispomos de ferramentas de gestão e cobranças, além de fornecermos dados e relatórios que ajudam na tomada de decisões e na organização interna do empreendimento.

– Recolhimentos de impostos

Possuímos profissionais qualificados que cuidam de toda documentação para que o síndico tenha uma autonomia para resolver outras questões do condomínio. Ressaltando que o condomínio deve pagar todos os impostos, taxas, encargos e obrigações corretamente.

– Taxa condominial e a inadimplência

Enviamos, mensalmente, o relatório de recebimentos e inadimplência dos moradores, além disso, também auxiliamos na cobrança administrativa. O síndico deve acompanhar o recebimento das taxas condominiais e estar atento quanto a inadimplência de alguns condôminos.

– Administração financeira

Fazemos o acompanhamento de todos os pagamentos e recebimentos do condomínio, evitando cortes como por exemplo: de energia elétrica, água e gás. Consequentemente, facilitando o trabalho do síndico.

– Funcionários e empresas contratadas

Fazemos o acompanhamento de toda a parte administrativa. Se o condomínio tiver contrato com empresas terceirizadas é necessário analisar os direitos e deveres de ambos.

Dicas para um bom gerenciamento de condomínio

– Tenha paciência

Ser síndico não é a função mais tranquila, por isso é importante ter paciência para lidar com as questões do dia a dia (inadimplência, manutenções, funcionários, finanças etc.)

– Utilize sistemas de gestão

Um sistema de gestão pode facilitar ainda mais o seu trabalho. Eles geralmente otimizam o tempo e melhoram a agilidade, reduzem erros e fornecem relatórios.

– Fique atento às manutenções

Lidar com as manutenções é uns dos trabalhos do síndico, por isso é necessário analisar qual a empresa será contratada, orçamentos e como será o contrato estabelecido, visando os direitos e deveres de cada parte.

– Conte com uma contabilidade especializada

O contador é o responsável em ser o parceiro do síndico auxiliando em todas as suas demandas e tarefas, possibilitando mais agilidade e assertividade aos processos.

Quando um condomínio é gerido pelo síndico em conjunto com a administradora a tarefa fica muito mais leve para o primeiro, pois ele passa a ter um papel mais de fiscalização dos atos da administradora.

Quer saber mais? Fale com um de nossos especialistas, será um prazer te atender.

Gostou? Tem mais alguma dúvida?

Leia outros artigos no nosso blog!

Leave A Comment