Qual o papel da Contabilidade para Empresas em Recuperação Judicial ou Falência

No mundo do empreendedorismo, é preciso estar atento a todos os fatores externos e internos de uma empresa que podem influenciar no seu crescimento de forma positiva ou negativa. O que resulta assim nos processos de recuperação judicial ou falência. 

Diante disso, quando uma empresa enfrenta um cenário de instabilidade financeira, se torna necessário contar com apoio de profissionais especializados. De modo, que ele possa recorrer a legislação como forma de conseguir recursos necessários para seu restabelecimento.

Sendo assim, o contador exerce um papel fundamental dentro das empresas, atuando na criação e aplicação de soluções eficazes a fim de contornar crises internas, evitando assim a sua falência. 

Confira a seguir qual o papel da contabilidade para empresa em recuperação judicial ou falências

O que é recuperação judicial?

Conhecida como a “lei de novas falências” ( Lei nº 11.101/ 2005) a recuperação judicial tem como principal objetivo auxiliar as empresas que apresentam dificuldades financeiras. 

Sendo assim, sua aplicação visa a manutenção de fonte produtora de um empreendimento, permitindo a preservação de sua atividade social, a fim de garantir o pagamento de impostos, bem como seus credores, funcionários e etc.. 

Contudo, só é possível garantir a assistência pela lei após a realização do pedido em justiça. 

Após isso, poderá ser feito um acordo entre os credores de uma empresa por meio da elaboração de um plano reoganizacional. Deste modo, se torna possível alcançar uma estabilidade financeira de forma segura e organizada. 

Quais são os aspectos a recuperação judicial ou falências

Atualmente, existem diversos motivos que podem fazer com que o empresário recorra ao processo de recuperação judicial ou falência.

Veja a seguir quais são os principais aspectos:

  • Falta de capital de giro; 
  • Extensão do prazo de pagamento; 
  • Falta de controle financeiro e orçamentário;
  • Má administração do capital de giro;
  • Ausência de liquidez; 

Dessa maneira, é essencial que seja feita a identificação dos aspectos que levam a empresas a precisar da recuperação judicial ou falência. O intuito é implementar soluções mais eficazes, colaborando para que assim consiga saldar. Todas as suas dívidas. 

Aproveite para ler: Como uma Consultoria Tributária pode ajudar a sua empresa?

Como a contabilidade vem auxiliando as empresas no processo de recuperação judicial?

O primeiro passo a ser dado pelo profissional contábil será realizar uma análise completa dos balanços de uma empresa, identificando a previsibilidade de insolência e nível de recuperabilidade do negócio.

Sendo assim, de acordo como o artigo 51 da lei de novas falências, é preciso identificar quais são os documentos a serem apresentados. 

Diante disso, para que consiga extrair todas as informações técnicas a ser utilizadas no pedido de empresas em recuperação judicial ou falência, será preciso que o empresário entregue ao contador os seguintes documentos. Sendo eles:

  • Balanço patrimonial;
  • Demonstração de resultados acumulados;
  • Demonstração do resultado de o último exercício social;
  • Relatório gerencial de fluxo de caixa e sua projeção.

Desse modo, durante a realização de tal processo, todos os seguintes pontos deverão ser analisados:

  • Obtenção de subsídios para as tomadas de decisões;
  • Análise da situação econômica e financeira;
  • Prestação de contas ao administrador judicial e aos credores.

Sendo assim, se torna importante que todo o processo de análise financeira e patrimonial seja realizado de forma a promover ganho de força para que assim uma empresa possa dar continuidade em suas atividades empresariais. 

Aproveite para ler também: Reestruturação financeira: como planejar as finanças em situações adversas

Qual o papel do contador em empresas recuperação judicial ou falência

Como falamos anteriormente, o profissional contábil possui um papel fundamental no processo de recuperação judicial ou falência. Visto que o artigo 21 da Lei 11.101 afirma que deve ser feito a contratação de um perito contábil, para o desenvolvimento do processo administrativo judicial, caso haja uma determinação judicial. 

Dessa maneira, cabe ao contador, durante o processo de empresas em recuperação judicial ou falência, criar e organizar todos os documentos necessários para a petição judicial. 

Isso porque é de fundamental importância que todas as informações financeiras e dados contábeis sejam feitos de forma correta. 

Sendo assim, caso o contador seja escolhido por um administrador judicial, deverá atuar como auxiliar do juiz durante todo o processo. 

Desse modo, uma análise financeira deve ser elaborada e apresentada, considerando que o processo de empresas em recuperação judicial ou falência, quando feito de forma assertiva, permite o alcance de melhores resultados. 

Por fim, agora que você já compreende como a contabilidade vem auxiliando as empresas no processo de recuperação judicial ou falência, bem como a sua importância, que tal aprender um pouco mais? Acompanhe nosso blog e confira todos os nossos conteúdos exclusivos. 

Precisa de ajuda, ou possui dúvidas o processo de recuperação judicial, entre em contato com nossa equipe de especialistas.

Leave A Comment